domingo, 11 de setembro de 2011

Ir ou ficar

Não é fácil tomar decisões importantes, nunca é. Mas decidir deixar para trás a família e a nossa língua é talvez das decisões mais complicadas.
De que serve ficar no país que nascemos e crescemos,  se esse mesmo país não nos pode acolher como queremos e como merecemos?
Mas de que serve ir embora, se deixamos para trás o nosso verdadeiro eu, preso a todas as tradições, a todas as raízes familiares?
Jamais a mudança foi um processo fácil para o ser humano, mas a verdade, é que sempre conseguimos nos adaptar à nova realidade.
Tenho o coração tão apertado, numa ansiedade desmedida, que há muito não experienciava. Acordo todos os dias com a mesma sensação, esta é a altura certa para mudar, para recomeçar a vida noutro sítio qualquer. Mas apesar dessa sensação, não consigo desligar-me das outras sensações, da saudade, do tremendo medo da solidão. Não sei viver só. Nem consigo conceber essa hipótese.
Estou muitas vezes trancada no meu mundo, num espaço que eu própria crio, mas no entanto, sei que quando quiser sair tenho toda a gente à minha volta, lá fora não será assim, terei o mar a barrar-me o acesso àqueles que eu gosto.
Apesar disso, não fomos criados para ficarmos dependentes de ninguém, fomos criados para percorrer o nosso próprio caminho, e é esse caminho que preciso percorrer agora.

© Alexandra Carvalho

1 comentário:

  1. O problema do ser humano é achar que a mudança é sempre para pior, e colocar nesse processo os seus medos. Medo do desconhecido, medo de falhar, medo de estar só, medo, medo... Aceitar a mudança seja ela qual for é meio caminho para aceitar a Vida, pois a vida é mudança. E todos os dias mudamos. Se aceitares e confiares na Vida (Deus), aceitas o que ela tem para ti, e sabes que vais estar sempre protegida, sempre amada, seja pela tua família, seja pelos teus amigos que vais fazer na tua caminhada. O importante é aceitar e entregar-se ao novo, à mudança, a tudo aquilo que ela te possa trazer de bom e menos bom. Faz parte da caminhada, faz parte do nosso crescimento como humanos.
    Beijinhos da tia com muito Amor. Guida

    ResponderEliminar