domingo, 2 de janeiro de 2011

Considerações sobre o novo acordo ortográfico

Ora bem, parece que agora temos de começar a escrever mal, e até a falar mal, porque com tanta mudança na escrita, se pensarmos em falar tal como teremos que escrever, falaremos tudo, menos bom português. (Não vou dar exemplos, porque não me apetece e só de pensar na hipótese de escrever aquelas palavras alteradas, já me dá náuseas.) E isto provoca em mim uma série de sentimentos e emoções, um deles, é raiva, ou uma espécie de revolta, porque aprendi e bem a minha língua, orgulhava-me de saber falar bom português, menina aplicada que fui nos tempos do ensino básico e posteriormente…e de repente, vejo-me obrigada a escrever mal, a escrever muito mal, por sinal.
Isto tudo acaba por ter a sua piada, relembro os meus colegas do ensino básico, da dificuldade de alguns em escrever bem, os castigos, as vezes que deixaram de ir ao recreio por causa dos erros, e agora isso tudo foi em vão, para quê tanta insistência, quando agora poderão escrever com os tais “erros” da altura…
Liberta-me um pouco saber que poderei continuar a escrever da forma certa nos meus poemas, nas minhas crónicas, porque o escritor tem liberdade nessa área. Mas é uma liberdade limitada porque em todos os outros documentos, terei que adaptar-me a brasileirismos de que nunca gostei. Eu sou portuguesa, filha de pais portugueses e agora passo a escrever e a falar praticamente brasileiro, estou a ser demasiado rígida? Provavelmente, mas não sou pessoa de ficar calada quando algo me repulsa desta forma…
Não me falem, não me relembrem que este novo acordo ortográfico existe… apenas a perspectiva de saber da sua existência é o suficiente para fazer com que esse exacto momento me irrite profundamente.

© Alexandra Carvalho

1 comentário:

  1. Pois, se calhar só assim conseguimos finalmente escrever correctamente o português... ou o português que deixou de o ser

    ResponderEliminar